A CÉLULA


Tudo sobre células de multiplicação
ANALOGIA

CÉLULAS: A UNIDADE BÁSICA DE VIDA
No mundo natural, a biologia ensina que as células formam a base para toda a vida. Todo ser vivo é formado a partir de uma célula, crescendo e se desenvolvendo a partir da multiplicação de suas células. Continua também vivo esse corpo, se as suas células forem saudáveis e funcionarem bem.
A célula é a unidade básica da vida. O DNA no núcleo de cada uma de nossas células armazena informação suficiente não só para construir mais uma célula, mas também um corpo humano completo. Espiritualmente falando, uma célula é da mesma forma a unidade básica da vida cristã.
Seu núcleo tem como base a pessoa do Senhor Jesus Cristo como sendo o DNA, ou seja, sendo o modelo e dando a definição da vida de um cristão.
Tanto naturalmente como espiritualmente podemos ver que tudo começa em uma célula, cada ser humano teve seu início de vida com uma primeira célula. Assim também foi com a igreja do Senhor Jesus Cristo que passou a existir a partir de uma célula que Jesus abriu com seus discípulos.
Um organismo unicelular tem de desempenhar todas as funções da vida por conta própria. As células em um organismo multicelular que não podem trabalhar sozinhas. Cada célula depende das outras células para cumprir as suas funções devidas. E dentro da célula de cada membro depende uns dos outros também ara cumprir seu propósito na vida. Essa interação ajuda a todo corpo a funcionar e permanecer vivo.


CÉLULAS - O CONTEXTO DO CORPO DE CRISTO

TUDO COMEÇA EM UMA CÉLULA!
A partir do momento em que você recebeu Jesus Cristo como Seu Salvador, você precisa crescer espiritualmente, ou seja, conhecer o que Deus quer mudar em sua vida e te levar a uma vida de intimidade com Ele. Também há um plano de Deus para a sua vida, um propósito que o Senhor traçou para a sua vida antes mesmo de você existir (Chamado). Então, as células representam a maneira que Deus vai usar para levar você primeiro a se integrar como família de Deus e depois vai levá-lo a crescer em Deus descobrindo qual é o plano d’Ele para sua vida pessoal.
As células são lugares em que o ambiente familiar poderá ser praticado, onde você passará a viver como família de Deus, junto com seus novos irmãos de fé. Somos uma grande família e as células nos levam a começar a viver como família de Deus porque é através das células que começamos a ter vínculos com os irmãos em Cristo Jesus.
Quando entregamos nossa vida ao Senhor Jesus Cristo, passamos a fazer parte do “Corpo de Cristo”, sendo indispensável que integremos uma célula.
As implicações de não freqüentar uma célula, acarretam a falta de:
 Viver como Família de Deus;
 Crescimento espiritual;
 Conhecer o melhor de Deus para sua vida pessoal (chamado);
 Tornar-se parte integrante do Corpo de Cristo;
 Ter a vida abundante que o Senhor promete.
Além disso, tornar-se um alvo fácil para o inimigo por viver isolado do corpo.


AS CÉLULAS

A Visão de Igrejas em células veio trazer uma compreensão melhor do significado “Corpo de Cristo”. A Bíblia, em várias passagens, diz que a igreja é o Corpo de Cristo na terra. Vários escritores da Palavra de Deus usaram o corpo humano para exemplificar a vida da igreja Primitiva. 
Quando a Palavra de Deus aborda a expressão “corpo”, entendemos que é uma comparação ao corpo humano, essa comparação é muito mais do que um simples exemplo ou superficial, pois a Palavra de Deus sempre tem algo mais a nos dizer do que apenas o significado das palavras, um exemplo na Bíblia sempre tem um sentido maior do que muitos entendem. 
Percebemos que quando a Bíblia compara a igreja do Senhor Jesus ao corpo humano está dizendo que o corpo deve ser observado de maneira profunda para compreender melhor o funcionamento e vida da igreja na face da terra.
O corpo é o melhor exemplo para explicar a Igreja, um corpo é formado por células, cada sistema do corpo humano (sistema nervoso, sistema ósseo...), assim também deve ser a Igreja, se Ela quer atingir o propósito do Senhor precisa entender qual é a sua essência e forma de expressão na terra.


O QUE É UMA CÉLULA?

A Célula é a maior força dentro da Visão. Ela é a força geradora para ganhar almas, é o lugar onde cada cristão tem a possibilidade de começar seu ministério e cumprir seu chamado em Deus. Através das Células podemos entrar em todas as áreas da sociedade sem qualquer preconceito religioso ou barreira denominacional, pois as Células são uma estratégia de penetração, de conquista. 
A Visão de Igreja em Células é uma forma de entrar para tomar, ganhar almas, consolidar as almas ganhas fazendo que cada fruto permaneça, porém isso acontece com eficácia através das Células, pois elas são uma estratégia tremenda. 
Existem dois tipos de Células:
A Célula de Multiplicação - Onde é praticado o ganhar e consolidar, podendo ter comunhão e até edificação pastoral, porém o maior objetivo é ganhar almas e firmá-las em Cristo e na igreja. 
A Célula de Edificação (Que na verdade são grupo de discipulado de doze) – É claro que são diferentes, nas Células de Edificação cada crente será discipulado (treinado) e depois enviado segundo a sua realidade vida para cumprir o seu chamado inicial começando por liderar uma célula de multiplicação.
A realidade das Células de Multiplicação é de Ganhar novas almas, já a Células de Edificação é para gerar uma liberdade entre os membros, para que estes dêem liberdade ao Espírito Santo de agir em cada encontro do Discipulado. As Visão de Igreja em Células tem gerado dentro das Igrejas, algumas características importantes:
A – As Células são as unidades básicas de vidas. 
B – As Células geram uma dependência que traz a vida. 
C – As Células formam as Redes e as Redes trazem a união nas Células. 
D – As Células são elos de ligação dentro da Igreja. 
O trabalho de organização celular deve visar que as Células todas cheguem a um estágio de serem tão parecidas ao ponto de serem confundidas.
 Células de Multiplicação – organização. 
 Discipulado de doze (Célula de edificação) – Governo. 
 Células de Multiplicação – estratégias p/ atrair pessoas para Deus. 
 Discipulado de doze (Célula de edificação) – Deus vai transformar pessoas. 
 Célula de Multiplicação – É uma ponte entre a igreja e o mundo. 
 Discipulado de doze (Célula de edificação) – Sarar para formar uma equipe.

CÉLULA NATURAL E CÉLULA ESPIRITUAL
No mundo natural tudo começa a partir de uma célula, a biologia ensina que as células formam a base para toda a vida. Todo ser vivo é formado a partir de uma célula, cresce a partir da multiplicação de suas células e continua Vivo se as suas células forem saudáveis e funcionarem. 
Célula é a unidade básica da vida. O DNA contido no núcleo de cada uma de nossas células armazena informação suficiente não só para construir mais uma célula, mas também um corpo humano completo. 
As células em um organismo multicelular não podem trabalhar sozinhas. Cada célula depende das outras células para cumprir as suas funções devidas. Essa interação ajuda a todo o corpo a funcionar e permanecer vivo.
Em um organismo multicelular as células são organizadas em tecidos (redes), grupos de células semelhantes que fazem o mesmo tipo de trabalho. As células em um tecido parecem ser idênticas (porque são homogêneas). 
As células de uma rede se parecem por serem homogêneas, e a união das células homogêneas é que faz as redes funcionarem, como no corpo humano, quando as células homogêneas (tecidos) funcionam juntas, todo o corpo é beneficiado, pois os tecidos do corpo humano funcionam como as redes de células dentro da igreja, cada um cuida de uma área, por isso o corpo cresce. As células precisam funcionar para as redes funcionarem, quando isso acontece toda a igreja vai crescer. 

No Reino do Espírito também tudo começa a partir de uma célula, foi assim que Jesus Cristo de Nazaré começou a igreja antes mesmo de ir para a Cruz para nos salvar. Ele se preocupou com o futuro do homem salvo, de como o pai poderia usá-lo, por isso Deus Pai, através do Espírito Santo trouxe ao Senhor Jesus a Visão de Começar uma célula, depois o discipulado no modelo dos doze e isso se tornou a base da igreja. Se hoje estamos aqui, milhões e milhões de cristão não podemos esquecer que tudo começou com uma célula liderada por Jesus Cristo e depois multiplicada com seus discípulos. 
A Igreja deve trabalhar dentro de uma transição para formar essa mentalidade na vida de cada pastor, cada líder e cada membro das igrejas. Em uma Igreja Celular tudo funciona a partir das células.


O QUE É UMA CÉLULA DE MULTIPLICAÇÃO?

Uma célula de multiplicação é uma reunião semanal formada por alguns membros da igreja local (pode começar com três ou mais pessoas), que se reúnem numa casa, escritório, escola ou outro lugar adequado, a fim de pregar o Evangelho das Boas Novas. Ouvir de Deus, compartilhar a Palavra, ter comunhão uns com os outros e expandir o Reino. Ela tem um líder que é aquele irmão que já fez ou está fazendo a Escola de Lideres, ou seja, está sendo preparado para dar direção aos outros membros da célula.
Essa reunião deve durar em média uma hora e a cada reunião o líder trará uma dinâmica para colocar em prática os objetivos das células de multiplicação.
Faz parte dos objetivos de uma célula de multiplicação, ganhar almas para Cristo, cumprindo assim a principal função de cristão. Consolidar cada uma dessas pessoas em Cristo e na Igreja e levar o novo decidido a ter uma transformação real em sua vida.


PROPÓSITOS DA CÉLULA DE MULTIPLICAÇÃO

As Células tem propósitos bem definidos e trabalhamos para que elas alcance o propósito:
 Abrir as portas para que nossos familiares sejam salvos (At 10). 
 Permite que as pessoas se relacionem com a liderança (Mt 9:10). 
 As pessoas recebem o toque de Deus (Lc 5:19-20). 
 Todos passam a ser útil. 
 Unifica a direção e a ação, todos trabalham para um só propósito. 
 Tem compromisso, aprendido através de vínculos. 
 Tem metas financeiras para conquistar o reino. 
 A Célula Multiplicação é a ponte entre as pessoas e a igreja. 
 A Consolidação é a ponte entre a decisão e o discipulado. 
 A Célula de Edificação é a ponte entre o discípulo e o seu chamado. 
 A Escola de Líderes é a ponte para a multiplicação. 
 A Rede é a ponte entre as Células de Multiplicação e a Igreja

COMO COMEÇAR UMA CÉLULA DE MULTIPLICAÇÃO
Geralmente começamos assim uma Célula de Multiplicação para Ganhar e consolidar as almas, ensinamos a necessidade de que:
 Tenha um local definido; 
 Tenha um líder (alguém que já fez a Escola de Lideres) e os membros (pelo menos um líder e três membros para começar); 
 Tenha um dia e horário definido para o funcionamento da Célula; 
 Estar debaixo do discipulado de alguém; 
 Estar praticando a Visão (encontro, escola de líderes, etc)
Uma dica para começar uma nova Célula de multiplicação é que o líder faça o mapeamento espiritual da região onde via funcionar a Célula de multiplicação, sempre com o auxilio do discipulador. 
Depois iniciar um tempo de oração e jejum por tudo o que foi identificado no mapeamento, e nesse período de oração (durante 30 dias), orar pelas três pessoas que começará a evangelizar. Eventos de colheita na célula geralmente devem começar após os 30 dias de oração.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários:

Postar um comentário